Superando obstáculos de relacionamentos e comunicação
Publicado em 11 outubro de 2011

Sempre quando estivermos nos aprofundando em um trabalho consistente, é natural ocorrer obstáculos na nossa vida, problemas normais e até mesmo anormais do cotidiano, principalmente que envolvam relacionamentos comerciais ou pessoais que não atendem nossas expectativas. Às vezes nos falta à habilidade de um bom comunicador para nos fazermos entendido. A questão é que existem conversas que realmente são complexas no nosso dia a dia.

Muitos obstáculos estão relacionados com a nossa habilidade de comunicação, ocorre que, muitas vezes, por mais bons comunicadores que somos, existem conversas, que são literalmente muito difíceis, e precisamos, muitas vezes, desamarrá-las para que nossos objetivos não fiquem paralisados em virtude disso e para que  elas não suguem nosso tempo , energia e atenção.

Possivelmente quando temos uma ligação com o que está sendo discutido ou com a pessoa com quem discutimos há o sentimento de que o diálogo  é difícil, assim como fazer uma crítica, terminar um relacionamento, discordar da maioria do grupo ou vivenciar um litígio judicial são situações de stress para a maioria dos seres humanos.

É importante superarmos o impulso de revidar e entrarmos em uma discussão. As discussões não nos deixam explorar as histórias dos outros. Discutir resulta em uma guerra de mensagens, ao invés de chegar a um consenso.

Há algumas habilidades fundamentais essa hora,  a primeira que é escutar com atenção a outra pessoa, a nossa mente tem uma capacidade de entender mais de 1000 palavras por minuto, só que ninguém fala essa quantidade de palavras e nesse meio tempo a nossa mente fica vagando, ela entra em mini-férias. Somente quando escutamos verdadeiramente a outra pessoa, passando a nos interessar por ela é que conseguimos entrar na empatia necessária para solucionarmos um problema.

A segunda é quando perguntamos para aprender sobre a outra pessoa, ou seja, após aprendermos escutar verdadeiramente o que a pessoa fala, é importante fazermos perguntas unicamente com a intenção de aprender, não faça afirmações disfarçadas como perguntas ou perguntas com o intuito de persuadir a outra pessoa, apenas pergunte para aprender sobre ela e a situação.

Após isso, é fundamental que você consiga reconhecer os seus sentimentos e os da outra pessoa, um dos maiores desafios dos seres humanos é compreender os sentimentos, falar com os sentimentos e negociar os sentimentos. Sentimentos ocultos, que ficam escondidos bloqueiam  as nossas emoções, às vezes tendemos a não falar sobre nossos sentimentos por não conseguir descrevê-los, ou acabamos estourando, é importante nessa hora percebermos o que realmente estamos sentindo e se a pessoa que ocasionou isso tinha realmente essa intenção. Por mais que ela tenha essa intenção, não nos da o direito de sairmos reagindo com toda a nossa raiva e fúria, é importante administrarmos as nossas emoções. Seria interessante podermos compartilhar com a pessoa as emoções ocasionadas em contrapartida entender as suas, isso geralmente provocará um alívio na situação. O ser humano tem a tendência de pensar ocultamente: você não está vendo como estou me sentindo? E clama por isso.

O último passo é você parafrasear a pessoa, ou seja, uma forma de você mostrar que a compreendeu é explicando para ela com suas palavras aquilo que ela falou...de preferência esse é um bom momento de reconhecer algum tipo de sentimento. E não se esqueça, se você entender que estava errado,  reconheça seu erro imediatamente com um honesto pedido de desculpas.

A partir daí o ideal é que as pessoas consigam se entender e construir uma terceira alternativa, criando opções e soluções múltiplas para a resolução dos problemas.




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