Comportamento de Consumo da Mulher: Um estudo sobre a Compra de Automóveis
Com objetivo de concluir seu mestrado "stricto sensu" na Univali, a mestranda Larissa Kummel pesquisou sobre os atributos influenciadores no comportamento de consumo da mulher em relação à compra de carros.
Os motivos estão relacionados ao fato das mulheres serem destaque no setor estratégico de marketing das empresas face ao seu elevado poder de compra. Elas que já exerciam uma grande influencia na decisão de compra dos homens, ascenderam no mercado de trabalho e consomem muito mais do que eles.
O setor automotivo também se destaca por estar no palco de umas das maiores crises econômicas do país, precisando rever e aprimorar suas estratégias com o mercado. Atualmente há uma forte influencia feminina na escolha do veículo logo ainda se percebe uma carência de estudos científicos no ramo do setor automotivo.
Foram realizadas entrevistas em profundidade com três gerentes do setor automotivo. Esta etapa teve o intuito de identificar os principais atributos influenciadores na compra de carros pelas mulheres e validar o instrumento de pesquisa a utilizar na fase descritiva. A seguir foi realizada uma survey com mulheres ativas financeiramente, ao total responderam 187 compradoras de carros novos ou usados.
Foram identificados os atributos mais importantes na compra de carros novos e usados. Na compra de carros novos os três primeiros atributos mais assinalados foram marca, seguido da economia e do preço. Para carros usados foram: a conservação do veículo, a economia, e a marca. Na pesquisa também se identificaram diferenças significativas para a escolha de alguns atributos com relação aos dados sociodemográficos da amostra. Por exemplo, se constatou que mulheres sem filhos e solteiras se importavam significativamente mais com tecnologia que as casadas. Além de que as solteiras também se importavam mais com a segurança do que as casadas. Também foram levantadas diferenças significativas com relação aos atributos de carros novos e usados. Ou seja, mulheres que consumiam carros novos consideraram mais os atributos marca e preço do que as que compravam carros usados.
Os resultados obtidos permitem concluir que houve divergências entre os atributos influenciadores da compra na opinião dos gerentes e os resultados da survey com as mulheres. Isto se constata, por exemplo, para o atributo design, considerado muito relevante pelos gerente, foi pouco considerado pelas consumidoras da amostra.
Por fim, a pesquisa alcançou seu objetivo e foi defendida no dia 30 de julho de 2015.