Oi Pessoal, tudo bem? Estou aqui para conversar com vocês sobre motivação. Atualmente, a desmotivação em determinados projetos é muito grande para o ser humano. As pessoas estão mais superficiais, desistem muito fácil dos seus objetivos. Falta coragem, motivação para irem até o fim e realizarem seus sonhos.
Muitas pessoas, antes mesmo de iniciarem uma atividade se sentem derrotadas. A meta é lançada, e os colaboradores já se retiram da sala de reuniões profetizando que não vão conseguir. Outras pessoas não conseguem concluir uma tarefa pela mania de perfeição que possuem, falta foco e estratégia para alcançar seus objetivos e a desistência deles acaba sendo inevitável.
É importante que o profissional considere três pontos principais no desenvolvimento da sua atividade. O primeiro deles é um objetivo bem definido. Objetivo bem definido é quando se concentra energia e tempo em uma só direção. Uma vez definido, ele possui uma função direcionadora de esforços, e desenvolve a atenção e o foco. Você já parou para avaliar aonde coloca sua atenção e foco? Para manter o foco, é necessário se manter na sua zona de alta performance, dentro dessa zona é que você vai estar com o potencial máximo para realizar suas tarefas diárias e atingir seu objetivo. No entanto, a motivação que o leva a decidir por um determinado objetivo é o que vai o sustentar. A motivação pode ser extrínsica, de fora para dentro, são as motivações concedidas por outras pessoas para atingir um determinado alvo, podem ser recompensas, como punições. E também pode ser intrínseca, de dentro para fora, essa é a motivação mais difícil de ser despertada no ser humano, ele precisa desenvolvê-la, e está diretamente ligado a autonomia, excelência e propósito das suas atividades.
O segundo ponto importantíssimo para alcançarmos nossos sonhos é a estratégia. A estratégia é uma combinação de um objetivo bem definido e dos meios (táticas, recursos) necessários para alcançar o que deseja. Atualmente, tem se uma maior dificuldade em criar novos modelos estratégicos, em virtude da forte tendência de acreditar que é necessário seguir as estratégias já existentes, nos engessando num modelo de gestão.
Ainda, é necessário um trabalho consistente, já, o trabalho consistente é um esforço continuo e organizado que aumenta a eficiência e que vai gerar as habilidades necessárias até alcançar os objetivos. O trabalho consistente em geral é doloroso. Segundo alguns pesquisadores, o melhor previsor do sucesso foram os índices alcançados pelos candidatos quanto a um traço não cognitivo, não físico, conhecido como determinação - definido como perseverança e paixão por metas a longo prazo.
Por fim pessoal, ficarei com vocês esse ano e nos próximos artigos irei escrever especificadamente sobre cada um desses pontos, rumo aos seus sonhos!
Fonte: Artigo publicado na revista Alon Comunicações e Negócio, abril de 2012.